Ó PESSOAL...

...Visitem-se uns aos outros...cliquem nos cartões e conheçam os outros sócios.
Não deixem também de ver as publicações anteriores. Há sempre coisas interessantes que por vezes nos passam ao lado...

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Makemake - o novo plutóide do sistema solar

O objecto celeste trans-neptuniano conhecido por "2005 FY9" e mais tarde rebaptizado como "136472", foi reconhecido como sendo um "plutóide", a nova designação para "planeta anão" [Plutão, Eris, Sedna...]. Podem crer que me soa estranho designar por "plutóide".

Makemake é o seu nome definitivo. Pronuncia-se assim: má-kei-má-kei. Não pronunciem como se fosse inglês. Não é. Trata-se de um nome nativo, do Pacífico. Para os apreciadores de língua inglesa, a pronúncia para esta língua seria assim: MAH-kay MAH-kay, em que as letras maiúsculas funcionam como sendo acentuadas. Foi descoberto por Mike Brown e a sua equipa, tendo a sua descoberta sido anunciada em Julho de 2005, no mesmo dia em que o plutóide Eris foi dado a conhecer.

Com Quaoar, Sedna, Orcus e, agora com MakeMake [má-kei-má-kei], os astrónomos parecem estar decididos a abandonar o panteão dos deuses greco-romanos a que estávamos habituados. É claramente , um novo tempo a aproximar-se.

Na ilustração da direita podemos ver que Makemake (2005 FY9) é substancialmente mais pequeno que o próprio Plutão. O seu diâmetro é, sensivelmente, 3/4 do de Plutão. É um dos objectos mais brilhantes do cinturão de Kuiper. A sua órbita ao redor do Sol é de 310 anos e situa-se entre Plutão e Eris. Não possui satélites.

Mike Brown depois de muito investigar e debater sobre o nome a dar a este plutóide, teve a inspiração de se concentrar na mitologia da ilha de "Rapa Nui". O nome apareceu-lhe: Makemake. É o nome do deus-chefe, o criador da humanidade, o deus da fertilidade.

Nós conhecemos Rapa Nui como sendo a ilha de Páscoa (em inglês - Easter island) e é parte integrante do território chileno. Esta ilha foi descoberta pelos espanhóis no dia de Páscoa de 1722. Makemake [má-kei-má-kei] também era conhecido, até ao momento pelo diminuitivo "Easterbunny".

Tal como o Eris está a ser estudado a nível astrológico, suponho que o mesmo acontecerá com Makemake [má-kei-má-kei].

A explicação para o nome escolhido é dada pelo próprio Mike Brown, no seu blogue "Mike Brown's Planets". Ver aqui.

Mais dados aqui.

1 comentário:

®efeneto disse...

Ora aqui está cultura útil.
Saudações.